segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sonhos...

O que são afinal essas coisas a que chamamos de sonhos?
Hoje perguntaram-me quais são os meus sonhos... e então fiquei a questionar-me sobre essa coisa a que chamamos de sonhos...
Como poderei eu classificar de sonho a vontade que tenho de conhecer o mundo?
Na fronteira entre aquilo que desejamos para nós e aquilo que é possível virmos a possuir, onde será que habituam os sonhos?
É verdade que eu adoro viajar.... que se fizesse uma lista dos países que gostaria de conhecer a lista seria assim a modos que muito crescida... mas será que posso dizer que o meu sonho é viajar?
Será que porque o meu relógio biológico ultimamente decidiu que quer ser o protagonista da minha vida, eu posso dizer que o meu sonho é ser mãe? Quando na verdade é "apenas" um desejo que tenho...
Como será que podemos fazer a distinção entre aquilo que desejamos e aquilo que sonhamos?
Será que é por serem coisas tão distantes da realidade, que os desejos se transformam em sonhos?

3 comentários:

spritof disse...

A definição de sonho é de algo inatingível... uma fantasia ou devaneio. Pode ser também uma ideia fixa mas sem propósito realista.

Desejo já pode signnificar uma vontade concreta, uma aspiração de ter ou fazer algo, de atingir determinado objectivo concretizavel e para o qual possamos trabalhar... um apetite, pretenção ou sentimento de apropriação de um estado, coisa ou sensação.

É assim como aquela discussão sobre expectativa e sonho... que na verdade deveria ser sobre expectativa e desejo, sendo o sonho algo fantasioso.

A pergunta seguinte é: um sonho pode-se tornar desejo?
Julgo que sim... aliás, tenho a certeza!

O desejo não é necessariamente concretizável, mas pode-se acreditar que o seja, e aí... vira desejo. E quem sabe... até será concretizável!

spritof disse...

...isto escrito num momento em que a foto do lado (NG) é um mergulhador no meio de um cardume de peixes em espiral, foto tirada de baixo para cima, fazendo uma espécie de túnel onde se encontra o mergulhador... e de onde provém a luz...
;)

TM disse...

Spritof - Pois... eles lá relacionados estão... mas a forma como se relacionam é que vai mudando...

Quanto á foto:
Pois...