quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Sentidos....

Quando procuramos nos relacionar seja com quem for, as nossas capacidades de comunicação vão sendo testadas permanentemente... Sendo que a capacidade de comunicar não se encontra necessariamente relacionada com a tradução em palavras dos nossos pensamentos, em incontáveis momentos, o silêncio poderá ser considerado um dos expoentes da comunicação....
Paralelamente, a capacidade de ler os silêncios poderá se tornar numa ferramenta extremamente útil para conviver com os outros....
Assim dou por mim a questionar a minha capacidade de decifrar as mensagens com que me vou deparando, e até que ponto a minha interpretação será efectivamente correcta....
Curiosamente, é atribuido ás mulheres um sexto sentido, no qual poderá estar incluida essa capacidade de mais que sentir, pressentir! Mas será que esse famoso sexto sentido é uma ferramenta minimamente útil a essa coisa da comunicação?
Por saber que, demasiadas vezes, aquilo que os outros pretendem dizer, é muito mais que as palavras que proferem, questiono a minha interpretação de todos os outros sinais....
Invariavelmente, a vida tem vindo a testar a minha capacidade de ler silêncios, ausências, vazios, mas ainda assim, permanece a dúvida se as interpretações feitas se baseiam na mensagem transmitida, ou naquilo que eu quero pressentir....
Até que ponto é que comunicar, nasce nos outros e vive em nós, ou nasce em nós algo completamente dispar do que em algum momento viveu nos outros....
Será que ao longo de todo este tempo realmente usei a minha capacidade de comunicar, ou apenas a imaginação...
Se a comunicação surge na convergência de todos os sentidos, será que estamos isentos de sentir aquilo que ouvimos... ou apenas ouvimos aquilo que queremos sentir?

Sem comentários: