sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Velharias...

"O que é isso de se ser velho?
Em que momento é que ultrapassamos o limite que nos transforma em velhos, e por isso mesmo ultrapassados...
Qual é o caminho que nos leva de velharias a antiguidades? E nesse caminho quem estabelece o valor que vamos acumulando... ou perdendo....
Há uma série de anos atrás ouvi alguém que me envolveu nas suas palavras ao tratar aqueles que a sociedade apelidou de idosos por pessoas de idade maior... Ficou-me o respeito que essas palavras demonstram por essa maravilhoso grupo etário que nós demasiadas vezes convenientemente esquecemos...
Por motivos profissionais a minha convivência com as pessoas de idade maior é quase diária... e mesmo sabendo que para muitos isso é visto com uma conotação qb negativa, não tenho qualquer prurido em os chamar dos meus velhinhos....
Pessoalmente, também não sou grande fã do rótulo de idosos, e sei que existem muitos que acham que é uma falta de respeito que eu os trate por velhinhos, mas será que o é?
No fundo não é isso mesmo que eles são? Velhos....
Quando nos perdemos em códigos sociais para descobrir como chamar as coisas pelos nomes mais correctos, perdemos a verdadeira essência de tudo o que eles nos podem trazer...
Não me preocupo por os chamar de velhinhos, pois é isso mesmo que eles são, e ao reconhecer que são pessoas de idade maior estou a tentar demonstrar que lhes advinho a sabedoria que foram acumulando ao longo dos seus anos de vida...
Ter cabelos brancos é uma dádiva e não um tormento... e isso muito pouco são os que o sabem, por isso os vão pintando, os vão escondendo com as cores que escondem simultaneamente a sua sabedoria....
Ser-se velho não é, ou não deveria ser errado... Afinal de contas se vamos atribuindo um valor incalculável às obras de arte que foram criadas à séculos atrás, porque é que tiramos valor aos seres humanos que foram acumulando anos de vida????"

23 de Abril de 2008


(post publicado hoje por ter ouvido uma conversa que me deixou com a alma estupfacta.... ainda existem pessoas que julgam que não vão envelhecer, e por isso se acham no direito de ridicularizar as pessoas de idade maior... triste, muito triste...)

Sem comentários: