segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sonhos...

Num percurso tão simples em que os meus pés se movimentam sem que eu tenha hipótese sequer de pensar no passos que dou, dei por mim a pensar nos outros passos que vamos dando ao longo da vida... daquela que sonhamos e daquela que vivemos...
Ao longo da vida é-nos inevitável ir construindo um conjunto de sonhos, mais ou menos viáveis, que esperamos ver um dia transformados em realidade, mas em que momento é que esse tão banal exercício de construção se reveste de alguma utilidade? Ter sonhos é algo inegavelmente bom, mas será que o prazer surge no mesmo momento em que os sonhos surgem, ou naquele em que os sonhos deixam de existir porque nós conseguimos os transformar em realidade?
Num dos mais belos textos que li até hoje, dizia um homem admirável que não é no cume da montanha que encontramos o esplendor da nossa vida, mas sim na subida das escarpas dessa mesma montanha... e na verdade não será a maior vitória aquela que as nossas mãos conquistam depois de um esforco que tantas vezes pensamos insuportavel...
Ao longo da minha vida aprendi a gozar as vitórias conquistadas com o meu esforco, mais que aquelas que me são entregues com o esforco dos outros, porque aprendi a viver o prazer de me conhecer a mim mesma e de contrariar os meus limites...
Quando a vida insiste em desafiar os nosso sonhos, transformando-os em meros fantasmas da imponência que um dia lhes atribuimos, não será mais sensato aprender a ignorar o vazio que sentimos e construir novos sonhos pelos quais possamos lutar?
Será a coragem o atributo do homem que não tem medo, ou será daquele que ainda que fragilizado pelo medo não hesita em tentar subir as escarpas das montanhas da vida?
29 de Junho de 2008

3 comentários:

spritof disse...

É o mesmo que apelidar de heróis àqueles que fizeram um acto nobre e corajoso...mas isolado.

Quem são os verdadeiros heróis?

Não defazendo da valentia dos que habitualmente consideramos de heróis, não serão antes aqueles que anonimanente e diariamente lutam dia após dia pelo seus sonhos apesar dos entraves, ou aqueles que lutam por sobreviver em condições dificeis e ainda chegam ao fim do dia com um sorriso e carinho para os seus, ou aqueles que apesar das demoníacas partidas da vida ainda a olham com esperança?

O mesmo nesta tua questão...quem não tem medo não tem coragem, porque não conhece o medo. É fácil!
Quem tem medo mas o enfrenta...esse é corajoso (ou então, louco...nalguns casos).

...a tua questão era retórica, não era?...hum...

spritof disse...

Vicio...

o teu post "Vicio..." encontra-se relacionado com este, mas de uma outra perspectiva.

estás...misteriosa.

Dudaninha disse...

É bom sonhar; devemos sonhar sempre. Mas não basta simplesmente sonhar. Isso mesmo, o deleite maior está em dar vida aos sonhos, lutar por eles, construí-los e continuar sonhando e realizando!