quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Uma questão de dignidade...

"Lei da "Morte Digna" prevê multas a médicos que prolonguem vida

Médicos que adoptem medidas "inúteis de prolongamento de vida" a doentes terminais sem possibilidade de recuperação poderão ser punidos com multas até um milhão de euros, mediante um projecto-lei em estudo na região espanhola da Andaluzia.
O texto da futura lei da "morte digna" proíbe o que diz ser a "obstinação terapêutica", entendida como a "aplicação de medidas injustificadas e inúteis de prolongamento de vida".
Médicos que adoptem esta prática poderão ser punidos por uma "infracção muito grave" que será castigada com multas que variam entre os 60 mil e um milhão de euros
"O médico ou médica responsável pelo paciente tem a obrigação de limitar as medidas de suporte vital quando não as considere necessárias para evitar a obstinação terapêutica. Essa justificação deve ficar registada na história clínica do paciente", refere o projecto-lei.
O texto obriga a que a opinião seja partilhada por "pelo menos dois outros" especialistas que conheçam o caso do paciente em questão.
Em casos em que os representantes ou familiares do paciente discordem da retirada das medidas de suporte vital, o médico pode pedir um parecer não vinculativo, cabendo-lhe depois a decisão final, inclusive contra a vontade da família.
Para o governo regional, do PSOE, a nova lei - que define os "direitos e garantias da pessoa no processo da morte" - é considerada uma das principais apostas legislativas da actual legislatura.
Trata-se, sustentam, de regular o direito dos doentes terminais a receber toda a informação sobre a sua doença, a tomar decisões sobre o tratamento que podem aplicar e a recusar a intervenção proposta pelos médicos "mesmo que isso ponha em perigo a sua vida".
Garantidos são também os direitos dos menores de idade, já que a partir dos 16 anos poderão ser os próprios a decidir.
A lei estabelece ainda as responsabilidades dos centros sanitários, com o governo a comprometer-se a fornecer a doentes terminais quartos individuais onde possam ser acompanhados pela sua família."
in JN, 3 de Setembro de 2008
Numa sociedade em que tanto se apregoam os direitos dos seres humanos, a capacidade de assumir que todos nós temos direito à dignidade no momento da nossa morte é algo realmente admirável... Haverá realmente alguma diferença entre a eutanásia e a distanásia?

Sem comentários: